terça-feira, 21 de junho de 2016

Sugestões: Filmes e Séries

Olá!

Entre guerras e situações muito diferenciadas, tanto na cultura quanto nas paisagens, ficam aqui minhas dicas Hollywoodianas ou não para entender um pouco mais sobre alguns temas.


VIETNÃ

- Apocalipse Now (1979): Mostra quão absurdo e confuso foi o conflito do Vietnã.

- Platoon (1986): Clássico de "frontline" também do Vietnã.

- Bom dia Vietnã (1987): Este mostra o "clima de paz" que se tinha no Vietnã.

- Rambo (1980): 
As sequências de Rambo foram produzidas para afirmar a ideologia capitalista e a força bélica norte-americana. Somente um soldado lutaria e venceria todos os vietcongues. Nos filmes fica clara a proposta da construção de uma representação dos comunistas como violentos, desumanos; enquanto o Rambo, ao contrário, representaria a coragem, o valor humano ético e moral, o salvador da humanidade.

SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

- O Último Batalhão (2001): Sobre a 2a Guerra Mundial, filme que mostra as "glórias" de batalhões que foram formados por civis, advogados, professores, operários... e que cumpriram missões importantes nesta guerra.

- Band of Brothers (2001): Série da HBO sobre a incursão americana na Alemanha, são 10 capítulos, boas aulas de história desta guerra.

- A nação do medo (Fatherland) (1994): Único filme que eu conheço que tenta mostrar como seria a Alemanha se ela tivesse vencido a guerra e Hitler sobrevivido. Vale a pena ver, é diferente e não é um filme nazista não. Este eu achei no youtube em partes é bem raro este filme.

- The Pacific (2010): Série sobre a 2a Guerra Mundial lá do lado oriental, mostra a grande área que era de domínio japonês e como os EUA e aliados fizeram para reprimir o avanço japonês no pacífico.

- Lista de Schindler (1993): Filme que todas as pessoas normais deveriam assistir pra tentar entender o que pode ter sido o nazismo em si.

- O menino do pijama listrado (2008): Se você hipoteticamente assistir tudo o que está nesta lista e for um pouco emotivo, vai passar mais umas 2 horas chorando neste filme. Sobre 2a Guerra Mundial também.

- Raça (2016): Filme sobre a história de Jesse Owen o negro que foi em 1936 enfrentar os preconceitos do seu próprio país e da Alemanha nazista.

- Leningrado (2007): De origem russa e sem grandes produção, este filme retrata o cerco à esta cidade Russa durante a 2a Guerra Mundial que durou mais de dois anos. Mostra do que o ser humano é capaz quando está com muita fome.

- Império do Sol (1987): Mostra através da história de um menino de origem britânica, a invasão dos japoneses dentro território chinês que por sua vez ainda tinha grande influência britânica naquela época.

ORIENTE MÉDIO

- Guerra ao terror (2008): Filme que mostra as dificuldades em combater inimigos sem medo de morrer. Sobre a Guerra recente contra o Iraque. Acho que é bem americanizado, mas até que eu gostei.

- 13 Horas: Os Soldados Secretos de Benghazi (2016): Filme sobre um grupo de soldados que tenta defender uma base na Líbia durante a visita de um embaixador americano ao país num aniversário do 11 de setembro.

ÁFRICA

- Capitão Philips (2013): Filme sobre o drama das vítimas e dos soldados da pirataria na Somália.

- Redenção (2011): Se passa onde atualmente é a divisa de Sudão e Sudão do Sul. Mostra uma história de um americano que resolveu mudar de vida para ajudar os mais necessitados.

- Diamante de Sangue (2006): Sobre como é a vida de quem vive escravizado em garimpos de diamante em Serra Leoa. Faz uma crítica ao consumo deste mineral.

- O Último rei da Escócia (2006): Um médico estrangeiro chega no país bem intencionado, quer ajudar o país e acaba se envolvendo na política local.

- Senhor das Armas (2005): Um filme que se passa na Guerra Fria e faz entender como tantas armas foram parar nas mãos de guerrilhas e exércitos de países muito pobres.

TEMAS VARIADOS

- Gangues de Nova York (2002): Filme fantástico sobre os EUA do século retrasado. Faz quem assiste entender um pouco da origem da prepotência e arrogância típicas de parcela da população. Muito interessante pra entender de onde vem pessoas como o atual candidato à presidência Donald Trump.

- Interestelar (2014): É uma ficção sim! Mas tem uma sacada muito bacana sobre o esgotamento de nossos recursos naturais na Terra.

- Austrália (2008): É um romance enorme que ajuda a compreender um pouco a imensidão da Austrália fora do deserto e de suas grandes cidades.

- Sete anos no Tibet (1997): Mais um enorme filme sobre paisagens maravilhosas e noções de cultura bastante distintas.



- Chi-Raq (2015): Filme polêmico e super atual, leva a reflexão sobre a violência real na grande metrópole estadunidense e compara com guerras. Com texto envolvendo temas como pobreza, racismo, feminismo, sexismo e armas.

- Narcos (2015): Série sobre Pablo Escobar, retratando a história de ascensão dele de um criminoso comum para um dos homens mais perigosos, procurados e ricos do mundo.


- O Caçador de Pipas (2007): O filme é uma adaptação de um romance que mostra uma história triste que tem como plano de fundo o Afeganistão.

Episódios de Globo Repórter: Meus preferidos foram no Vietnã e Myanmar.

FATHERLAND PARTE 1




Joathan Kreutzfeld

Nenhum comentário:

Postar um comentário