quinta-feira, 7 de maio de 2015

Tornado em Xanxerê

Na tarde do dia 20 de abril de 2015, a cidade de Xanxerê, com 47.679 habitantes localizada no oeste catarinense foi atingida por um tornado.

O tornado foi classificado como F2, quando os ventos superam os 210km/h. Uma estação meteorológica da cidade registrou ventos de 84 km/h porém essa estação fica distante das áreas mais atingidas.


Os estragos causados na região totalizaram até o momento 4 mortes, atingiram mais de 10 mil pessoas, desabrigando cerca de 4 mil. 

Xanxerê teve 78 casas destruídas e Ponte Serrada 24, sendo cinco totalmente e 19 parcialmente. Além disso muitas estruturas públicas também foram afetadas. 

Os investimentos previstos para restabelecer as casas e estruturas destruídas totalizam mais de 5,8 milhões de reais até o momento.

Tornados e o fenômeno de Xanxerê

Tornado é um funil que se forma entre a base da nuvem e o solo. Santa Catarina é uma das regiões do país mais favoráveis a formação de nuvens cumulonimbus, as que podem dar origem a tornados, conforme o Inmet. Com a incidência de frentes frias, fenômenos de chuva e não de frio, há mais chances do fenômeno.

De acordo com o órgão, pelos mapas meteorológicos, é possível ver que esta nuvem cumulonimbus cobria toda a região Oeste catarinense no horário do fenômeno. O tornado depende da climatologia e topografia.

Ainda segundo o meteorologista do Inmet, a formação do tornado é de difícil previsão. “Geralmente os radares só detectam o fenômeno quando ele acontece. É diferente de um furacão, por exemplo, que é possível prever onde e quando ele deve acontecer”, diz  Melo.


Jonathan Kreutzfeld

 VÍDEO DO TORNADO EM XANXERÊ

Fonte:






Nenhum comentário:

Postar um comentário