quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Estadual de Santa Catarina vai mudar vestibular para adotar Sisu

Estadual de Santa Catarina vai mudar vestibular para adotar Sisu
Prova será em fase única, no dia 20 de novembro
25/08/2011 - 10:22

EPTV.com - Marcos Paulino

A Udesc (Universidade do Estado de Santa Catarina) vai mudar o Vestibular 2012 para viabilizar a transição entre o modelo atual e o que se pretende adotar no futuro, que é a seleção pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação (MEC).

A partir do próximo concurso, a prova será em fase única, no dia 20 de novembro. Serão 120 questões objetivas e uma redação com tema único, aplicadas nos períodos matutino e vespertino. A Udesc também proporá questões que não tenham enfoque em Santa Catarina, para se adequar aos critérios do Sisu. As provas práticas para os cursos de Teatro e Música vão permanecer.

A nota de corte será ampliada de quatro para cinco vezes o número de vagas de cada curso, e este será o pré-requisito para a correção das redações. Também haverá uma nota de corte de 10% para a prova objetiva.

No período matutino de provas do vestibular, os candidatos responderão a 60 questões objetivas divididas igualmente em Matemática, Biologia, História e Geografia. No período vespertino, serão 60 questões, sendo 20 de português, 15 de Física, 15 de Química e 10 de Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), além da redação com tema comum para todos os candidatos.

Fonte: http://eptv.globo.com/virandobixo/NOT,0,0,365408,Estadual+de+Santa+Catarina+vai+mudar+vestibular+para+adotar+Sisu.aspx

Jonathan Kreutzfeld

Na minha opinião é um absurdo! Perante os parâmetros curriculares, já não se estuda Santa Catarina (oficialmente) desde a 4a série primária. E eu sempre entendi que universidades públicas estaduais e federais tivessem como prioridade o aluno local!! Não me parece que se quer isso por aqui! Se você faz um vestibular numa universidade concorrida do sudeste terá sempre questões regionalizadas.. Não vejo vantagem nenhuma nesse sistema novo! Ele seria bom se contemplasse questões regionais. Falo isso porque percebo em estrangeiros grande conhecimento regional em suas origens. E um sistema desses só faz piorar nossos alunos quanto ao interesse em estudar o que é daqui! Não que seja regra geral, mas é desestimulante estudar SC se não for cobrado, considerando que este aluno terá que estudar muito sobre tantos outros temas!

JK

Um comentário:

  1. Na verdade vejo a vantagem de termos que nos nivelar por cima, considerando a concorrência que se fortalece fora do estado.

    Jonathan Kreutzfeld

    ResponderExcluir