segunda-feira, 20 de junho de 2011

Solstícios e Equinócios - Translação

Texto adaptado encaminhado pelo amigo Professor Jader Cipriani

Equinócio e Solstícios

Equinócio é uma palavra que deriva do latim (aequinoctium), e significa “noite igual”, e refere-se ao momento do ano em que a duração do dia é igual à da noite sobre toda a Terra

Astronomicamente isto se dá quando a Terra atinge uma posição em sua órbita onde o Sol parece estar situado exatamente na intersecção do círculo do Equador Celeste com o círculo da Eclíptica; ou seja, instante em que o Sol no seu movimento anual aparente pela Eclíptica, corta o Equador Celeste, apresentando declinação de 0º.

O Equinócio Vernal (21/03), assinala a entrada da primavera no hemisfério norte e do outono no hemisfério sul. É especialmente considerado pelos Astrólogos, pois este “Ponto Vernal”, marca o início do Signo de Áries, a entrada do Sol no Signo de Áries, que marca o início do Zodíaco. É quando o Sol, no seu movimento aparente, passa do hemisfério sul para o hemisfério norte.

Na figura abaixo, veja uma representação dainsolação terrestre relativa a este Equinócio. Neste período a Terra recebe emambos hemisférios a mesma intensidade de luz solar.

O Equinócio Outonal (23/09), marca a entrada do outono nohemisfério norte e da primavera no hemisfério sul, chamado também de “Ponto deLibra”; instante em que o Sol passa do hemisfério norte para o hemisfério sul.

Na figura abaixo, veja uma representação dainsolação terrestre relativa a este Equinócio. Neste período a Terra recebe emambos hemisférios a mesma intensidade de luz solar.

A palavra Solstício, deriva do latim, sol + sistere(solstitium), que significa parado, imobilizado e está associada à idéiade que o Sol estaria como que estacionário.

Marca a época do ano em o Sol, no seu movimentoaparente na esfera celeste, atinge o máximo afastamento angular doEquador.

É considerado Solstício de Verão(22/06) no hemisfério norte e de inverno no hemisfério sul, quando o Solingressa a 0º do Signo de Câncer, quando o Sol alcança sua máxima declinaçãonorte, 23º27'. Neste momento, o Sol “imobiliza” seu movimento gradual para osentido sul e passa a dirigir-se na direção do pólo norte.

Na figura abaixo, veja uma representação dainsolação terrestre relativa a este Solstício. Neste período a Terra recebemaior intensidade de luz solar no hemisfério norte

No dia do Solstício de Inverno(21/12) no hemisfério norte e de verão no hemisfério sul, quando marca a entradado Sol no Signo de Capricórnio, quando o Sol alcança sua máxima declinação sul,23º27'. O Sol “imobiliza” seu movimento para o sentido norte e começa adirigir-se na direção do hemisfério sul.

Na figura abaixo, veja uma representação dainsolação terrestre relativa a este Solstício. Neste período a Terra recebemaior intensidade de luz solar no hemisfério sul.

Vale lembrar que como asestações do ano são opostas nos dois hemisférios, as denominações s e invertem. Etambém, que poderá haver variação de um ou dois dias nas datasdescritas.

No quadro abaixo, estão representadas asposições do nosso planeta em relação ao Sol, nos momentos de Solstícios eEquinócios, que definem as quatro estações do ano.

A ilustração abaixo, facilita o entendimentopara os Astrólogos, onde pode notar-se os pontos equinociais e solsticiais.

Jonathan Kreutzfeld

Nenhum comentário:

Postar um comentário