segunda-feira, 16 de maio de 2011

Climas do Brasil - CONTI

CLIMAS DO BRASIL – STRAHLER E CONTI (RESUMO)
(Jonathan Kreutzfeld)

OUTRA IMPORTANTE CLASSIFICAÇÃO É A DE CONTI QUE INSERE O TROPICAL DE ALTITUDE, ESTA SENDO A PRINCIPAL DIFERENÇA COM RELAÇÃO AO MAPA DE STRAHLER.

O clima equatorial aparece na faixa da Amazônia. Possui temperaturas médias elevadas, variando entre 25° e 27° Celsius. Nessa região acontecem chuvas abundantes durante todo o ano. O clima equatorial é quente úmido, e a vegetação característica é de floresta bem densa.

O clima tropical aparece na maior parte do Brasil, principalmente na zona central. Está presente nos estados de Roraima, Maranhão, Piauí, Ceará, Bahia, Rio Grande do Norte, Paraíba, Tocantins, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e São Paulo. Suas principais características são: temperaturas elevadas, variando entre 18°C e 22°C. É marcado por estações bem definidas, tendo o período das chuvas (verão) e o período da seca (inverno).

Outro tipo de clima presente no Brasil é o tropical de altitude. É encontrado nas partes mais elevadas do planalto atlântico, aparecendo nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro, que compõem a região sudeste do país. As temperaturas nessas regiões variam de 18°C a 22°C, podendo esquentar muito no período do verão. O frio também aparece mais intenso, podendo ocorrer geadas no inverno.

O clima tropical atlântico é também conhecido como tropical úmido. É o clima que se estende pelo litoral do país, do Rio Grande do Norte ao Paraná. A variação térmica oscila entre 18°C e 26°C, esquentando muito no período do verão. As chuvas nesse clima variam. No sudeste estão presentes em maior quantidade na época do verão, enquanto no nordeste concentram-se em maior volume no período do inverno.

No Brasil também existe uma faixa de clima semiárido, localizada no nordeste do país. Essa faixa corresponde ao sertão nordestino e aos “vales médio e inferior do rio São Francisco”, passando pelos Estados do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Sergipe e Bahia. As temperaturas são elevadíssimas, acima dos 27°C, e a ausência de chuvas predomina em quase todo o ano. As mesmas aparecem de forma escassa, somente entre os meses de janeiro a abril, deixando a região praticamente sem água no resto do ano.

O clima subtropical é caracterizado pelo frio, com temperaturas médias de 18°C. As geadas são freqüentes, chegando a nevar em algumas regiões mais atingidas pelo inverno. Nessa estação, as temperaturas chegam facilmente a 0°C, podendo cair ainda mais. As chuvas na região acontecem o ano todo, sendo bem distribuídas, o que favorece a definição das quatro estações do ano.

Fonte: Atlas geográfico escolar. IBGE. 2007

Nenhum comentário:

Postar um comentário