quinta-feira, 31 de março de 2011

Santa Catarina - Rede Urbana

Observando o mapa da rede urbana de SC, percebe-se que o estado não possui nenhuma metrópole. Ou seja, não há uma cidade no estado que supere a marca de 1 milhão de habitantes. Se ampliássemos o mapa perceberíamos que as metrópoles que atendem nosso estado são Curitiba – PR e Porto Alegre – RS.


• Capital Regional – A

FLORIANÓPOLIS: A capital do estado recebe este grau na hierarquia urbana porque exerce influência política e econômica por todo o estado. Na falta de serviços na capital estadual é necessário sair do estado.

• Capital Regional – B

BLUMENAU: 3ª maior cidade do estado exerce influência sobre todo o Vale do Itajaí, importante região econômica do estado.

CHAPECÓ: Recente urbanização ocorrente no oeste do estado polarizou serviços relacionados à agroindústria catarinense nesta cidade. Podemos afirmar que Chapecó é uma das capitais nacionais do agro-negócio.

JOINVILLE: Capital regional “B” que chama a atenção no mapa pois esta pertence a rede urbana do Paraná, polarizada pela cidade de Curitiba. Isto inclui o planalto norte e nordeste de Santa Catarina.

Obs: Todas essas informações se referem ao REGIC – Regiões de Influência das Cidades do IBGE (2007)

Jonathan Kreutzfeld

2 comentários:

  1. assistir um vídeo e la falava que santa catarina tinha 5 metrópoles e aqui diz que nao tem .. ????????

    ResponderExcluir
  2. assistir um vídeo e la falava que santa catarina tinha 5 metrópoles e aqui diz que nao tem .. ????????

    ResponderExcluir